Empresa americana de IA usa voz de Cid Moreira para narrar a Bíblia
Aplicativo permite que usuários enviem mensagens e salmos com voz do locutor

Cid Moreira (1927–2024), que marcou gerações com seu timbre único, teve sua voz recriada por uma empresa americana de inteligência artificial. A voz do ex-âncora do Jornal Nacional foi utilizada em um aplicativo que permite o envio de mensagens, salmos e orações com a voz do locutor.
O aplicativo intitulado Recados da Bíblia foi lançado no último domingo (13) pela empresa ElevenLabs. A plataforma permite que os usuários também usem a voz do locutor em outros idiomas além do português.
A voz de Cid Moreira, no entanto, não está sendo usada de forma indevida. Isso porque o locutor, ainda em vida, fechou um contrato com a empresa autorizando o uso de sua voz.
"A outra coisa é um contrato que o Cid fechou, há uns meses, com uma instituição americana de inteligência artificial, e que vai permitir que ele narre a Bíblia em várias línguas. Então, Cid vai ser eternizado não só em português, mas em várias línguas com aquela voz linda", informou a viúva de Cid, Fátima Sampaio, em entrevista ao programa Encontro com Patrícia Poeta.
COMENTÁRIOS